15 de Outubro de 2018

 


O novo prédio irá abrigar duas promotorias


Autoridades e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil marcaram presença na inauguração das novas instalações do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) na cidade de Altamira. A cerimônia ocorreu na manhã desta 5ª feira (8).

Veja aqui a galeria de fotos da cerimônia.

Altamira tem um total de 7 promotorias e todas elas funcionavam num único prédio. Com a entrega do novo espaço, duas dessas promotorias serão transferidas para ele desafogando o anterior. São elas: a 5ª promotoria de direitos constitucionais, defesa da probidade administrativa e fazenda pública e a 7ª promotoria cível e de defesa do consumidor, do meio ambiente, do patrimônio cultural, da habitação e do urbanismo, além dos profissionais do Grupo de Apoio Técnico do MPPA.

 


Promotor Antônio Manoel Dias


O promotor de Justiça, Antônio Manoel Cardoso Dias, mais antigo do polo Altamira, destacou que o espaço vai melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão. “Esse prédio não é apenas para os servidores, mas para todas as pessoas que acessam o Ministério Público para as quais precisamos oferecer um bom atendimento”, ressaltou.

 


Promotor Daniel Braga


O coordenador do Polo do MP em Altamira, Daniel Braga Bona, disse que o Ministério Público estará sempre de portas abertas para atender os interesses sociais. “Para isso, é muito importante que tenhamos um espaço bem estruturado para atender os cidadãos que, muitas vezes, procuram o MP já em situação de desespero em busca de ajuda. Termos uma boa estrutura para atender essas pessoas é fundamental”, disse ele.
 

 
Domingos Juvenil, prefeito de Altamira, e Loredan Mello, presidente da Câmara, prestigiaram a inauguração
 

O prefeito de Altamira, Domingos Juvenil Nunes de Sousa, ressaltou que o espaço é de fundamental importância para atender cada vez melhor a população, sobretudo nesse momento crítico de aumento da violência que vive o município. “Esse aumento da violência sobrecarrega todas as autoridades. Precisamos, cada um em sua área, pensar formas de freá-la”, disse o prefeito.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do procurador-geral de justiça, Gilberto Valente Martins que destacou que a inauguração é um passo importante para o avanço dos serviços do MP na região. “Esse espaço será importante para o município, aqui teremos funcionando uma promotoria de combate à improbidade administrativa e proteção ao patrimônio público, um dos carros-chefes da nossa instituição”, disse Gilberto Martins que em 2017 criou um Centro de Apoio Operacional para dar suporte às promotorias exclusivamente nas ações relacionadas a improbidade e proteção do patrimônio. “Outros temas que os promotores terão que tratar nessa sede são as questões de meio ambiente, urbanismo, patrimônio e consumidor, pois temos que garantir que a população do município viva com dignidade”, concluiu.
 

 
Procurador-geral de Justiça, Gilberto Valente Martins


O procurador-geral estava acompanhado dos promotores de Justiça José Maria Costa Lima Júnior, supervisor dos Centros de Apoio Operacional e Coordenador do Centro Operacional Criminal do MPPA; e ainda dos promotores Thiago Ribeiro Sanandres, Fabiano Oliveira Gomes Fernandes, Sabrina Said Daibes de Amorim Sanches e Helem Talita Lira Fontes.


Duas promotorias de Justiça atenderão no novo prédio
O novo prédio do MP em Altamira foi adaptado a partir da residência oficial da instituição no município a fim de atender com conforto os servidores e os cidadãos que procuram os serviços da instituição.

O imóvel tem 110 m2, dois gabinetes para promotores de justiça, salas de apoio e reunião, além de atender as normas de acessibilidade, incluindo rampa e banheiros para pessoas com deficiência. Possui ainda circuito fechado de TV e alarme de segurança.
 

 
Autoridades participam de visita guiada


O novo prédio está localizado na Travessa Ernesto Passareli, s/n. Bairro Sudam I. Nele irão funcionar a 5ª promotoria de direitos constitucionais, defesa da probidade administrativa e fazenda pública e também a 7ª promotoria cível e de defesa do consumidor, do meio ambiente, do patrimônio cultural, da habitação e do urbanismo, além de uma equipe do Grupo de Apoio Técnico do MPPA.

Já no prédio atual permanecem a 3ª promotoria cível e de defesa dos órgãos, interditos, incapazes, pessoa com deficiência e idosos, a 4ª promotoria da infância e juventude e a 6ª promotoria agrária regional. O endereço do prédio que já existia fica localizado na rua Cel José Porfírio, 2560 – Bairro Esplanada do Xingu.

  

Sede própria será inaugurada no segundo semestre
Ainda em 2018, o Ministério Público dará mais um passo em relação à estrutura física no município de Altamira. Uma sede própria está sendo construída com previsão de entrega para o segundo semestre deste ano.

O procurador-geral de Justiça visitou a obra na última 4ª feira (7) e disse que a previsão de entrega da nova sede do MPPA em Altamira está prevista para outubro. Com a construção da sede própria todas as promotorias de Altamira passarão o atendimento para a mesma uma vez que o novo imóvel oferece atendimento completo em relação às demandas que o município precisa.



Texto: Mônica Maia
Fotos: Fernando Alves

 


 

Rua João Diogo, 100 - Cidade Velha - 66.015.165 Belém/PA | (91)4008.0400 (Promotorias) e (91)4006-3400 (Edifício Sede)
Atendimento ao público 8h às 14h - Atendimento no protocolo 8h às 17h (2a a 5a) e 8h às 15h (6a)
© 2000-2011. Todos os direitos reservados (Departamento de Informática - MPPA)